quinta-feira, 18 de junho de 2009

Encontro com a escritora Manuela Monteiro

Encontro com a escritora...

Manuela Monteiro, escritora famalicense, professora aposentada de português, dedicada inteiramente à escrita, animou duas sessões com os alunos do 6º ano e 7º ano na Biblioteca da Escola Básica Integrada de Freixo.
Neste encontro, foram abordadas as temáticas dos livros "A Montanha da Lua", "A Flor da Alegria” e “A Casa da Romãzeira”. Os alunos tiveram oportunidade de conversar com a escritora e de lhe fazer perguntas. Paralelamente, decorreu uma exposição de trabalhos relativos às obras.
Bio-bibliografia nas palavras da autora:
“Nasci no Porto, mas a minha primeira infância foi passada numa pequena aldeia da Beira Alta – terra de pais e avós.Fiz o Liceu no Porto. Aos dezassete anos, rumei a Coimbra e licenciei-me em Filologia Românica na Faculdade de Letras da sua Universidade. A par das aulas, devorei “todos” os livros de “todas” as estantes do Instituto de Francês. Aí, a Literatura francesa e as pessoas que esse tempo pôs no meu caminho deram-me um sentido de vida que ainda hoje é o meu.Leccionei Português e Francês nas muitas e diversas Escolas por onde fui passando.Aos quarenta anos, vim parar a Famalicão, cidade a vinte quilómetros do Porto – meu porto de abrigo e meu cais.Com o meu neto João e com os meninos do Infantário, onde ia semanalmente fazer a hora do conto, redescobri a infância. E comecei a escrever pequenas histórias. Por imposição dos meus alunos -“Então a professora escreve para os meninos do Infantário! E para nós?” – comecei a escrever para jovens.
E, escrita atrás de escrita, os livros começaram a aparecer:
· - Histórias da Avó Manela (1999), editado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e distribuído pelas escolas do concelho.
· - Mariana (1999), Quasi Edições. Contos.
· - Silêncio Inquieto (2003), editora Ausência. Poesia.
· - A Montanha da Lua (2004), editora Campo das Letras.
· - A Flor da Alegria (2006), editora Campo das Letras.
· - A Casa da Romãzeira (2008)
· Aposentada há cerca de uma dúzia de anos, tenho vindo a partilhar com os alunos o meu amor ao livro e à leitura - em todas as escolas onde me chamam. É a minha maneira de agradecer à Literatura tudo aquilo que ela me deu.

Sem comentários: