Erradicar a pobreza e a fome
No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, as turmas do 6ºano abordaram a unidade lectiva "O pão de cada dia" e, como projecto de intervenção, planificaram acções de sensibilização sobre a importância da alimentação na vida humana, a pobreza e consequências sociais e individuais. Após a planificação dos trabalhos, o projecto culminará numa Sessão de Sensibilização intitulada "O papel da CÁRITAS Portuguesa" orientada por João Nogueira, Vice Presidente da Cáritas Portuguesa - Braga e Sub-Director do Agrupamento de Escolas de Lijó. Esta acção decorrerá na Biblioteca Escolar no dia 26 de Maio, entre as 08:30 e as 10:20
Iniquidades de Género
As turmas do 8º ano, durante a unidade lectiva de Educação Moral e Religiosa Católica "A Liberdade", abordaram a problemática da liberdade feminina, investigando o papel da mulher na sociedade ao longo do tempo, as iniquidades de género, as violações, os direitos da mulher no mundo. Como acção de intervenção na escola, as várias turmas prepararam uma acção de sensibilização, elaborando capas com documentação, um autocolante e uma mímica. O representante da OIKOS da Zona Norte, Bernardino Silva, orientará a sessão de esclarecimento intitulada "Iniquidades de Género", abordando o papel da mulher no Paquistão. A acção terá lugar na Casa do Povo de Freixo, no dia 27 de Maio, entre as 10:15 e as 12:00.
Palestra - Incêndios Florestais
No âmbito da Protecção Civil, realizou-se no dia 18 de Maio, pelas 10:15, na escola sede do Agrupamento, uma acção de divulgação/sensibilização sobre incêndios florestais.
Esta iniciativa, organizada pelos elementos do Clube da Protecção Civil da Escola Básica de Freixo, teve em consideração a aproximação da época dos incêndios e teve como público alvo, os alunos do 5ºano de escolaridade.
A palestra foi dinamizada por elementos do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Ponte de Lima (GTF), representado pela Engenheira Susana Pereira, em colaboração com os Bombeiros Voluntários da mesma localidade.
Esta actividade foi de extrema importância já que foi dado a conhecer ao público assistente, as actividades da protecção civil, as entidades a eles ligadas, os perigos inerentes aos incêndios florestais, assim como as causas da deflagração destes. É de referir que um dos objectivos desta acção, para além de poderem colocar em prática o aprendido, era sensibilizar os alunos e outros elementos presentes para a posterior divulgação dos conceitos adquiridos ao meio humano que os envolve.
O tema desenvolvido pelos oradores foi bastante elucidativo e fascinante e, por essa razão, os alunos mostraram-se bastante interessados e curiosos com os factos apresentados.
Além de todos os conceitos adquiridos, a actividade reforçou o relacionamento e articulação de saberes entre o Agrupamento de Escolas de Freixo e as entidades acima referidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário