sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

“Lê Para Mim que Depois eu Conto …II” no Agrupamento de Freixo

No dia 12 de Janeiro, iniciou-se na Biblioteca Escolar de Freixo, o projecto “Lê para mim que depois eu conto…II”. Inscreveram-se onze famílias. Foram cinco semanas de trabalho, de partilha e de bons momentos. A tradicional Tertúlia que encerra cada edição do Lê para mim, que depois eu conto... aconteceu na passada sexta-feira, dia 25 de Fevereiro pelas 20h30. Todas as famílias marcaram presença, assim como os docentes que estavam directamente ou indirectamente envolvidos. Foi uma noite repleta de surpresas e de satisfação! “A casa da mosca Fosca”; “Lengalengas”; “O meu primeiro livro de poesia”; “A árvore generosa”; “Perto” foram os livros seleccionados por este grupo de famílias participantes. Cada família apresentou o seu trabalho e testemunho sobre a obra que mais lhes agradou. Foi um fim de dia muito agradável, que retratou os momentos felizes e agradáveis que as famílias tiveram em torno dos livros. Fica aqui um testemunho acerca da Árvore generosa:
   "Após a leitura da Árvore Generosa, associamos de imediato o carinho, compreensão e a presença incondicional da árvore a nossa família. Tal como a árvore:  o apoio, o carinho e o amor que nos une é eterno. Assim, e em homenagem àqueles que nos protegem e nos amam, pintamos a árvore com as suas mãos. Sendo a nossa família muito unida, a sua força, compreensão e amor é uma constante nas nossas vidas.
     Deste modo, Papi, Mami, Lico, Duda, Dina e Crys constituem a árvore mais forte e protectora. É por eles que erguemos a cabeça apesar das adversidades da vida.
     O amor que nos une é do tamanho da infinitude e a sua força é igual a árvore...generosa e sempre presente."
Para concluir, estas famílias expressaram a vontade de pertencer ao Clube de Famílias Leitoras.



7 comentários:

Sara Almeida disse...

olá aos leitores assíduos do blog, como veêm afinal não são apenas os alunos que participam nestas actividades da Biblioteca mas sim as famílias! Pelas fotos, até vejo que houve bastante participação e entusiasmo!

Louvo estas iniciativas e que continuem assim para que haja um futuro melhor!

Beijinhos para todos!

Chrys disse...

Parabéns pela iniciativa da Biblioteca da Escola Básica de Freixo, aos pais e pela sua dedicação. É sem dúvida uma forma de manifestar o seu amor pela leitura e (principalmente) pelos filhos.

Ana Guerra disse...

Os livros são como tapetes mágicos que nos levam a viajar por mundos maravilhosos...

Este Projecto permitiu a estas famílias viajar por capas, guardas, páginas, palavras, cor e sons.
Não pude fazer parte deste projecto, mas todos os dias viajo com os meus filhos ,e as crianças das Escolas de Freixo, pelos mundos maravilhosos dos livros.

Os meus parabéns à Prof. Ana, por representar este Projecto na nossa escola, e às mães e famílias que o tornaram possível.

Anónimo disse...

Foi com muito agrado que a minha família participou neste projecto. É de louvar iniciativas como esta. parabéns a todos aqueles que participaram.Espero que tenha servido de exemplo e de motivação para os outros pais.

Luís Pontes e Duda

Anónimo disse...

Gostei muito de tudo. Foi fixe!

Eduarda Pontes (Duda-5 anos)

Anónimo disse...

Perante a doçura desta actividade, a leitura é uma viagem repleta de pintarolas, onde cada uma delas esconde um mundo cheio de magia e de cor. Assim, desejo que cada livro saboreado seja tão doce como um chocolate e que esta iniciativa não seja efémera.

Obrigada pela dedicação e pela paciência da nossa querida formadora,professora Ana Barbosa.

Atenciosamente,

Cristina da Mota

Anónimo disse...

Tendo em conta a crise política e social que todos nós atravessamos, precisamos de um incentivo.....não financeiro, nem político. Precisamos sim de um incentivo à leitura como forma de enriquecimento interior e fortalecimento de laços de amor e de amizade.Que esta aventura pelos livros não encontre fronteiras e possa viajar durante muito, muito tempo.

Vanessa Amorim.